Luehea divarcata Mart.
Madeira moderadamente pesada; de cor clara, bege-claro ou bege levemente acinzentado, uniforme, às vezes com tonalidade rósea; grã direita; textura média; superfície sem brilho e lisa ao tato; trabalhabilidade boa e de acabamento delicado; cheiro e gosto imperceptíveis.
Em condições adversas, é considerada de baixa resistência ao ataque de organismos xilófagos, segundo observações práticas a respeito de sua utilização.
Em tratamento experimental sob pressão, demonstrou ser permeável às soluções preservantes.
Por ser moderadamente pesada, boa aparência, retratibilidade média e baixa, é indicada para confecção de estrutura de móveis, caixas, embalagens, artefatos de madeira, saltos para calçados, peças torneadas, e ainda, para confecção de contra placados; em construção civil, como ripas, molduras, cordões, guarnições, rodapés, etc.; fabricação de coronhas de armas, fôrmas de calcados, cabos de vassoura, peças encurvadas, especialmente cadeiras de balanço tipo austríaca e instrumento musical. Por ser madeira de baixa durabilidade natural e permeável às soluções preservantes, recomenda-se que seja submetida a tratamento preservante, quando aplicado em condições favoráveis à deterioração biológica.
Massa específica aparente (densidade) a 15% de umidade (g/cm³) = 0,64. Classificação: Moderadamente pesada.